segunda-feira, 9 de março de 2009

SABESP SELECIONA PROJETOS CULTURAIS PARA APOIO INSTITUCIONAL E FINANCEIRO

SABESP SELECIONA PROJETOS CULTURAIS PARA APOIO INSTITUCIONAL E FINANCEIRO

09 mar 2009

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) elaborou um novo sistema para a seleção dos projetos interessados em obter apoio institucional e financeiro da empresa.

Conforme informou a Companhia a mudança busca dar maior transparência nas suas ações em todas as áreas de atuação. As inscrições desse primeiro período do ano podem ser feitas até o dia 15 de março.

O sistema foi disponibilizado no site da companhia (www.sabesp.com.br), relacionando as atividades e as condições para habilitação, além de anunciar o primeiro período para inscrições de projetos e ações promocionais.

Ao longo do ano serão três períodos para a inscrição dos projetos, sempre pelo site da Sabesp. Os interessados apresentarão as informações necessárias - cadastramento de pessoa jurídica, planos de trabalho, recursos pretendidos, contrapartidas - e terão a oportunidade de acompanhar a tramitação dos seus processos também pela internet.

Essa mudança inovadora, segundo o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, democratiza mais a programação orçamentária da Companhia para parcerias e ações promocionais, garantindo que os interessados em obter o apoio também se preocupem com o planejamento das suas iniciativas com uma antecedência mínima de 90 dias da realização das atividades propostas.

"Estudamos bastante os modelos de outras empresas públicas e privadas brasileiras para conceber esse sistema de patrocínios. Acredito que o resultado vai agradar entidades que sempre buscaram nosso apoio, tanto pela identificação com os objetivos de valorização da marca e da atuação da Sabesp, quanto pela transparência no acompanhamento dos seus processos", ressaltou Raul Christiano, superintendente de Comunicação - área responsável pela aprovação das propostas.

Na sua política de apoios institucionais e financeiros a Sabesp também contempla projetos com incentivos da Lei Rouanet, conforme diretrizes em decreto estadual que sustenta o seu programa "Para Quem Tem Sede de Cultura".

A Sabesp tem em sua política institucional o compromisso com a promoção da cidadania e do meio ambiente, por meio de investimentos socioambientais e culturais, buscando fomentar bons projetos e a imagem da Companhia junto aos públicos interno e externo, observando também a articulação de todos os atores sociais envolvidos, sejam eles governo, acionistas, investidores, clientes, fornecedores, organizações não-governamentais, mundo acadêmico e comunidade em geral.

Apoios e Patrocínios

A Sabesp apoiará os projetos de quatro maneiras diferentes: promoção, apoio institucional, apoio financeiro e incentivos fiscais.

Projetos que solicitarem promoção receberão aporte apenas com produto, material ou serviços sem investimento financeiro.

Os que optarem pelo apoio institucional contarão com chancela com o uso da logomarca sem investimento financeiro.

As entidades que buscam apoio financeiro devem garantir um retorno mensurável em benefício da comunidade, meio ambiente, e visibilidade para a Sabesp, proporcional ao valor investido.

Já os que pleiteiam incentivos fiscais são avisados de que a legislação vigente e a dotação orçamentária do exercício, nos termos do Decreto Estadual 42.992/98, determina a prévia análise e seleção da Secretaria de Estado da Cultura.

A Sabesp afirma que pretende fomentar propostas que atendam principalmente às seguintes premissas: preservação e conservação do meio ambiente, em especial dos recursos hídricos; responsabilidade social e incentivo à cultura.

A Sabesp apóia projetos em cidades operadas pela Companhia ou desenvolvidos em regiões com vulnerabilidade social.

Em caso de organizações não-governamentais, terão prioridade as OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Haverá retorno em todos os casos, ainda que não seja viável firmar o apoio.


http://www.jornaldacidadearuja.com.br/noticias.php?id_noticia=6034&idioma=16

Nenhum comentário: